segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Curso Básico de Raciocínio Lógico (1)

Iniciaremos este curso introdutório de Raciocínio Lógico com alguns desafios.
Leia-os todos de uma vez e depois tente respondê-los com seus próprios recursos. Seja sincero! Se você já sabe a resposta de algum deles, pule para o próximo desafio. Não pesquise a resposta, nem pergunte a alguém. Isto de nada lhe será útil. Se a questão é de raciocínio, de que adianta você alugar o raciocínio alheio, procurando a resposta pronta só para ter a falsa sensação de que sabe? A lógica não se presta a trapaças, pois está fundamentada na correta estrutura do pensamento.
Passemos aos desafios. Posteriormente, apresentaremos as regras do nosso curso, para que você possa tirar o máximo de proveito dele.

Desafio nº 1:
Um rei, sentido que sua morte estava próxima, decidiu partilhar seu reino e sua fortuna entre suas três filhas: Alice, Beatriz e Cenira. Como apenas uma delas poderia herdar a coroa, o rei decidiu submetê-las a um teste. Chamou as três à sua presença e mostrou-lhes cinco pares de brincos, sendo dois de rubis e três de esmeraldas. A seguir, o rei vendou as três moças e colocou em cada uma delas, ao acaso, um par de brincos. Aquela que pudesse dizer, sem sombra de dúvidas, qual o tipo de pedra que havia em seus brincos, herdaria a coroa e 60% da fortuna do rei. Alice foi a primeira a tentar. Removida a venda de seus olhos, ela viu os brincos de suas irmãs e não foi capaz de dizer que tipo de pedra havia em seus brincos e se retirou da sala. Beatriz foi a segunda a ter sua venda retirada, e, ao ver os brincos de Cenira, também desistiu da disputa, retirando-se da sala. Antes de ter sua venda removida, Cenira anunciou com certeza o tipo de pedra de seus brincos e herdou a coroa.
Você conseguiria justificar o raciocínio usado pelas três irmãs, principalmente aquele que levou Cenira a vencer o desafio?

Desafio nº 2:
Uma trilha liga, em linha reta, três localidades: X, Y e Z, nessa ordem. Em X, vê-se duas placas com as indicações “Y a 500 m” e “Z a 700 m”. Em Y, encontra as indicações “X a 400 m” e “Z a 600 m”. Ao chegar a Z, encontra as placas “X a 700 m” e “Y a 300 m”. Sabe-se que, em um dos pontos de referência, todas as placas têm indicações erradas;em outro, todas as placas têm indicações corretas; e no terceiro, uma das placas têm indicação correta e a outra não – mas não necessariamente nessa ordem para os três pontos. Desse modo, pode-se concluir que as verdadeiras distâncias, em metros, entre X e Y e entre Y e Z são, respectivamente...

Desafio nº 3:
Alberto, Bianca, Carla e Erasmo estão atrasados para uma reunião na empresa em que trabalham, e devem ir do prédio A até o prédio B no menor intervalo de tempo possível. Como está chovendo, é necessário usar o único guarda-chuva disponível, que comporta até duas pessoas. Alberto demora oito minutos para fazer esse trajeto, Bianca demora seis minutos, Carla demora dois e Erasmo, um minuto. Qual é o menor tempo possível para que todos consigam chegar até o prédio B?

Desafio nº 4:
Uma caixa contém 60 bolinhas de aço, que parecem idênticas. Existe entre elas apenas uma bolinha que pesa mais que as outras. Dispondo-se de uma balança que tem dois pratos, qual é o número mínimo de pesagens que devem ser feitas para se descobrir a bolinha mais pesada?

Desafio nº 5:
Em uma caixa há 100 fichas coloridas, das quais se contam 30 brancas, 28 pretas, 20 verdes, 12 amarelas, 6 vermelhas e 4 azuis. Qual é número mínimo de fichas que devem ser retiradas da caixa para que se tenham pelo menos 18 fichas da mesma cor?

Desafio nº 6:
Todas as pessoas que viajam de carro e avião preferem avião. Algumas pessoas que viajam de avião não têm preferência por esse meio de transporte, logo
a) Todas as pessoas que viajam de avião preferem esse meio de transporte
b) Ninguém tem preferência por avião.
c) Algumas pessoas que viajam de avião não viajam de carro.
d) Quem viaja de carro prefere avião.
e) Só quem viaja de carro e avião viaja de avião.

Desafio nº 7:
Dada a proposição “Não é verdade que, se a empresa não obtém lucro, então o gerente de vendas é demitido”. A negação dessa proposição pode ser descrita por
a) “A empresa obteve lucro ou o gerente de vendas não é demitido”.
b) “A empresa não obteve lucro ou o gerente de vendas não é demitido”.
c) “A empresa não obteve lucro e o gerente de vendas é demitido”.
d) “A empresa não obteve lucro ou o gerente de vendas é demitido”.
e) “A empresa obteve lucro ou o gerente de vendas é demitido”.

Desafio nº 8:
Quando estou atrasado, eu corro. Se eu corro, torço o pé. Se eu torço o pé, não consigo chegar a tempo para fazer a prova. Ora, eu não torci o pé, logo,
a) Eu não estou atrasado e não corri.
b) Eu cheguei a tempo para fazer prova.
c) Eu não corri e torci o pé.
d) Eu fui reprovado e não torci o pé.
e) Eu corri e fui aprovado.

Desafio nº 9:
As profissões que Adauto, Bernardo e Cláudio exercem, não necessariamente nesta ordem, são estivador, feirante e cozinheiro. Considere as afirmações a seguir, em que apenas uma delas é verdadeira:
I. Adauto é estivador.
II. Bernardo não é estivador.
III. Cláudio não é cozinheiro.
Conclui-se que o feirante e o estivador são, respectivamente,
a) Bernardo e Cláudio.
b) Adauto e Bernardo.
c) Cláudio e Bernardo.
d) Adauto e Cláudio.
e) Cláudio e Adauto.

Desafio nº 10:
Dada a proposição: “Se João trabalha longe de casa e tem carro, então ele não chega atrasado ao trabalho.” É correto afirmar que
a) “Se João não trabalha longe de casa e não tem carro, então ele chega atrasado ao trabalho.”
b) “Se João não chega atrasado ao trabalho, então ele trabalha longe de casa e tem carro.”
c) “Se João não trabalha longe de casa ou tem carro, então ele chega atrasado ao trabalho.”
d) “Se João trabalha longe de casa ou não tem carro, então ele não chega atrasado ao trabalho.”
e) Se João chega atrasado ao trabalho, então ele não trabalha longe de casa ou não tem carro.”

Não se preocupe caso não tenha obtido sucesso ainda. Em se tratando de lógica, é necessário ter paciência e dominar certos conceitos. Isto está ao alcance de qualquer um, desde que não seja imediatista.
Abraços e até a próxima.
Prof. Milton Araújo.

Nenhum comentário: